Contador de Visitas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mais um belo exemplar: Ford F150 Ecoboost


Temperaturas que chegam a 50 graus no meio de um dos desertos mais inóspitos das Américas, esse é o cenário da Baja 1000, competição “off road” que está entre as mais difíceis do mundo. Um dos modelos que irá aceitar o desafio e tentar resistir as mais de 30 horas de competições será a Ford F150 Ecoboost Baja 1000.
Debaixo do capô a picape off road traz um motor V6 3.5 L EcoBoost com 365 CV de potência e torque de 42.0 kgfm. Essa será a primeira vez que um carro de corrida irá utilizar um motor EcoBoost, que alias não trará nenhuma preparação, este será exatamente o mesmo motor que passou a equipar a linha 2011 da Ford F-150 e que segundo a montadora foi escolhido aleatoriamente na fábrica de Cleveland.
A Ford vem ao longo dos últimos anos usando a Baja 1000 para testar ao limite a resistência das suas pick-up, e neste ano a grande atração será o motor Ecosboost, que como a própria montadora diz, sofrerá um teste de tortura.
Esta será a 43° edição da Baja 1000, e irá ocorrer entre os dia 17 a 20 de novembro, para se preparar para a aventura a Ford realizou recentemente uma maratona com a Ford F150 Ecoboost ao lado de um Ford Fusion que compete na Nascar, os dois andaram durante 24 horas seguidas no tradicional oval de Homestead em Miami.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Nascimento do Jeep Willys


A Primeira Guerra Mundial mostrou a necessidade de um veículo de reconhecimento leve, rápido, para todo o terreno, que substituísse as tradicionais motos com side car usadas por mensageiros. O Exército Norte-Americano, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, lançou este desafio aos fabricantes de automóveis. Em 11 de julho de 1940 foi enviado um pedido a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo que atendesse as seguintes especificações: veículo com tração 4x4, em aço estampado de fácil fabricação, capacidade para 03 passageiros e metralhadora .30, peso máximo de 600 Kg (depois mudado para 625 Kg), carga útil mínima de 300 Kg, potência de motor mínima de 40 hp, velocidade máxima de no mínimo 80 Km/h, entre outras características.

O prazo de entrega do protótipo era de 49 dias, e 75 dias para a entrega de 70 veículos. Somente a American Bantam Car Company e a Willys-Overland responderam ao pedido do Exército. A Bantam foi a única empresa que entregou o protótipo no prazo vencendo a Willys na concorrência. O protótipo da Bantam, o pequeno MK II (figura 1), foi entregue ao Exército em 23 de setembro de 1940 sendo submetido a duros testes em mais de 5.000 Km de estradas não pavimentadas. A conclusão final dos avaliadores foi: “este veículo demonstrou amplo poder e todos os requisitos para o serviço.” A American Bantam Car Company foi a empresa que criou o Jeep, ao contrário do que muitos podem pensar atribuindo este fato a Willys-Overland.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Primeiros Socorros (Fraturas)


Em caso de fratura, o primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando maiores danos.
Existem 2 tipos de fraturas:

Fechadas: Quando o osso quebrou-se, mas a pele não foi perfurada.
Expostas: Quando o osso está quebrado e a pele rompida.

Deve-se desconfiar de fratura sempre que a parte suspeita não possua aparência ou função normais ou quando haja dor no local atingido, incapacidade de movimentar o membro, posição anormal do mesmo ou, ainda, sensação de atrito no local suspeito.

Fracturas fechadas

O que fazer: Coloque o membro acidentado em posição tão natural quanto possível, sem desconforto para a vítima. Imobilize a fratura, movimentando o menos possível.
Ponha talas sustentando o membro atingido. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar as juntas acima e abaixo da fratura. Qualquer material rígido pode ser empregado, como: tala, tábua, estaca, papelão, vareta de metal ou mesmo uma revista grossa ou um jornal grosso e dobrado. Use panos ou outro material macio para alcochoar as talas, a fim de evitar danos à pele. As talas devem ser amarradas com ataduras, ou tiras de pano não muito apertadas, em no mínimo, quatro pontos: abaixo da junta, abaixo da fractura
acima da junta, acimada fractura
Outro recurso no caso de fractura de perna é amarrar a perna quebrada na outra, desde que sã, tendo o cuidado de colocar entre ambas um lençol ou manta dobrados.

Fracturas expostas

O que fazer:Coloque uma gaze, um lenço ou um pano limpo sobre o ferimento
Fixe firmemente o curativo no lugar, utilizando uma bandagem forte - gravata, tira de roupa, cinto etc.
No caso de hemorragia grave, siga as instruções da página de hemorragia
Mantenha a vítima deitada
Aplique talas, conforme descrito para as fracturas fechadas, sem tentar puxar o membro ou fazê-lo voltar a sua posição natural
Transporte a vítima somente após imobilizar a parte fraturada
Chame ou leve o paciente a um médico ou a um hospital, de carro ou de ambulância, tão logo a fratura seja imobilizada.
Não desloque ou arraste a vítima até que a região suspeita de fractura tenha sido imobilizada, a menos que a vítima se encontre em iminente perigo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma breve história do Troller


Foi fundada em 1995 por Rogério Farias e em 1997 o empresário Mário Araripe (que também atua no ramo têxtil e de construção civil) adquire a empresa e investe na expansão da fábrica e na linha de produtos. Nesses últimos nove anos, a Troller ganhou visibilidade apenas com o jipe T4, hoje com motor eletrônico MWM/International 3.0, Intercooler, de 163 cavalos. Mas também se tornou especialista em veículos especiais, ao desenvolver o jipe militar, carro-bombeiro e aqueles destinados às operações em minas subterrâneas. Os primeiros veiculos da Troller que eram o modelo RF Sport (1997 - 1999) (em 1999 foi lançado o T4 como sucessor do RF Sport) saíram da linha de produção com motor à gasolina VW AP 2.0 de 114cv (foi usado até 2001) e, na seqüência, com motor mecânico MWM Diesel 2.8 de 115 cavalos liquidos (132cv brutos) (2001 até o final de 2005). Desde de fevereiro de 2006, no entanto, a Troller passou a disponibilizar a picape Pantanal. Com esses dois produtos, a montadora ampliava sua atuação no nicho de veículos especiais em que se posiciona, como diz o próprio nome da empresa. Mais tarde a picape Pantanal foi retirada do mercado, e as unidades que haviam sido vendidas foram recompradas pela Ford, pois apresentaram problemas no chassi. Hoje, a Rede Autorizada Troller conta com 23 Distribuidores, além de postos de assistência técnica em mais de 20 estabelecimentos credenciados no Brasil ( http://www.troller.com.br/novo/pages/sobre_a_troller/sobre_a_troller.php ). No distrito industrial de Horizonte, a 37 quilômetros de Fortaleza, operam os departamentos de Design, Engenharia, Produção e Recursos Humanos e, em São Bernardo do Campo-SP, os departamentos comercial, marketing, pós-venda e suprimentos.

[editar] A aquisição pela Ford
No dia 4 de janeiro de 2007, em audiência com o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o presidente da Ford Motor Company para a América Latina anunciou a aquisição da Troller, que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln, Mercury, Mazda e Volvo Cars.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Primeiros Socorros (Exposição ao calor)


São mais vulneráveis ao calor, necessitando, por essa razão, de maior atenção:
- As crianças nos primeiros anos de vida
- As pessoas idosas
- Os portadores de doenças crónicas, nomeadamente os que sofrem de afecções cardíacas, respiratórias, renais, diabetes e doença mental
- As pessoas acamadas
- As pessoas obesas
O que fazer: de uma forma geral, tentar reduzir a temperatura do corpo. Retirar a vítima do local, humedeçer a cabeça e o tronco com água fria, ofereçer líquidos à vontade.

Sinais e sintomas:
- Temperatura corporal alta
- Pele vermelha, quente e seca, sem suor
- Pulso rápido e forte
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Náuseas
- Confusão
- Perda de consciência

Perante esta situação é necessário:
- Procurar ajuda médica
- Baixar a temperatura corporal
- Procurar uma sombra ou um lugar fresco e usar os métodos possíveis para baixar a temperatura: banho de - água fria ou tépida, em banheira, com mangueira ou esponja.
- Se houver contracções corporais involuntárias, não dar líquidos e prevenir que a pessoa se magoe, colocando algo na boca que a impeça se morder
- Esgotamento devido ao calor
- Situação devida a perda excessiva de líquidos e de sal pela sudação. Torna-se especialmente grave nos idosos e hipertensos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pistas off-road são destaque na Adventure Sports Fair


Falta apenas uma semana para o início da 12ª edição da Adventure Sports Fair, que está marcada para os dias 23 a 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP). Maior evento de esportes e turismo do Hemisfério Sul, a feira contará, mais uma vez, com pistas off-road para o teste de veículos.

Serão dois percursos para fazer o test drive: um 4x2 patrocinado pela Fiat e outro 4x4 patrocinado pela Volkswagen, montadora que conquistou as três primeiras colocações entre os carros no Rally Dakar de 2010.

Além das atrações fora de estrada, os visitantes da feira poderão prestigiar diversos outros desafios interativos. Entre as novidades deste ano estão uma piscina onde acontecerá um campeonato profissional de wakeboard e um local para a prática do slackline, espécie de corda bamba que está em ascendência principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Os interessados em visitar a Adventure Sports Fair podem comprar o ingresso com desconto antecipadamente pelo Webventure. As vendas pelo portal terminam nesta sexta (17).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeiros Socorros (Asfixia)


Se o objeto está preso no nariz
1. Peça para que a pessoa respire pela boca.
2. Observe a localização do objeto. Se ele não tiver sido introduzido até o fundo, tente pressionar a base do nariz (no alto, próximo aos olhos) e empurrar o objeto para baixo.

3. Se isso não funcionar ou o objeto estiver alojado no fundo, procure socorro médico. Não tente forçar: você pode machucar a pessoa ou, pior, pressionar o objeto ainda mais para dentro.

Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades
1. Espere a pessoa tossir. A própria pressão do ar pode expulsar a comida para fora.

2. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa: coloque-se atrás dela e faça a pessoa se curvar para frente. Dê algumas pancadas no alto das costas entre as omoplatas. Cuidado com a força aplicada. No caso de crianças as pancadas deverão ser ligeiras.

3. Uma manobra de compressão também pode ajudar. Coloque-se por trás e junte suas mãos entre a cintura e fim das costelas do engasgado. Aplique pressão rápida e seguidamente.

4. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto (uma bala engolida por uma criança, por exemplo). Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Se a pessoa engasgou e não consegue respirar
1. Observe se a vítima começa a sentir falta de ar. Ela ficará desesperada e começará a ficar roxa. Se isso acontecer, o caso é grave, pois o objeto está obstruindo a passagem de ar.

2. Se o objeto for pontiagudo, não se deve fazer nada: apenas procurar socorro médico imediato.

3. Em outro caso, a solução é provocar o vômito, forçando com isso a saída do objeto. Isto é conseguido colocando seu dedo na garganta da vítima.

4. Se isso não funcionar, procure socorro médico imediato.

5. A dificuldade em respirar pode causar parada respiratória e desmaio. Tente fazer a respiração boca-a-boca, que pode forçar a movimentação do objeto e permitir que o ar volte a circular.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Copa Troller terá etapa em Teresópolis - RJ


A Copa Troller Sudeste 2010 estará no Rio de Janeiro neste mês de setembro. A quarta etapa da temporada foi confirmada para a cidade de Teresópolis, nos dias 17 e 18 de setembro. Será a estreia na cidade da competição, considerada um dos mais importantes ralis de regularidade do país, e a expectativa é de muita disputa na etapa, que marca a segunda metade da Copa Troller Sudeste 2010.

Os melhores pilotos e navegadores da região, nas categorias Master, Graduados, Turismo e Expedition, enfrentarão os desafios da região serrana fluminense. A base será montada no Hotel de Realizações Alpina e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial, www.troller.com.br .

Os interessados em participar da quarta etapa podem acessar a área da Copa Troller no site oficial e preencher os dados necessários para inscrição. Eles terão à disposição o regulamento oficial da competição, que deverá ser lido antes da inscrição. O valor é de R$ 100,00 por dupla, que deve ser pago no dia do briefing, na véspera da prova, na Secretaria de Prova.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

I Passeio Família Off Road


Neste fim de semana 12/09/2010 realizamos o Primeiro Passeio Família Off Road, debaixo de sol forte e um lindo céu azul curtimos lindas paisagens com vales, lagoas, açudes, riachos, cachoeiras e etc. O local escolhido foi o povoado de Tomascar, Rio Bonito - RJ, subimos por Sampaio Correa e saimos por Tanguá fazendo uma parada estratégica para o almoço na famosa Marilene e seu fogão a lenha. Sem dúvida alguma um dia muito prazeroso, que somente um 4x4 pode nos proporcionar. Aí vai o link para as fotos do Passeio: http://picasaweb.google.com/111174134222107540137/IPasseioFamiliaOffRoad#

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Primeiros Socorros (Acidente de Viação)


Procedimentos que o socorrista deverá seguir aquando de um acidente de viação:

1 - Parar imediatamente.

2 - Tomar medidas adequadas a evitar novos acidentes: utilização do triângulo de pré-sinalização de perigo e das luzes de emergência.

3 - Comunicar, através do número nacional de emergência - 112, com a G.N.R. ou a Polícia e, havendo feridos, solicitar a presença de ambulância.

4 - Não deslocar os feridos, não puxar pelos seus membros, não lhes dar de beber (água ou álcool), não lhes retirar o capacete, não os deixar expostos ao frio ou intempéries.

5 - Deverão existir cuidados com a proximidade de combustível, ácido de bateria e fragmentos de vidros.

6 - Dever-se-á tentar retirar a vítima do carro desligando a viatura, libertando o cinto de segurança. Pegar na vítima por trás (pela roupa e pelos antebraços) e retirá-la do carro amparando sempre a cabeça de forma a não agravar lesões cervicais se fôr o caso.
Em caso de paragem respiratória deverá praticar-se imediatamente ao ferido a respiração artificial boca a boca.

domingo, 5 de setembro de 2010

Stark no Rally dos Sertões


Dois jipes Stark participaram da 18ª edição do Rally dos Sertões 2010 como carros de apoio da equipe de fotografia de Haroldo Nogueira, coordenador geral do Anuário Off-Road. Um veículo da montadora TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) e outro de propriedade da Garagem 4x4 (assistência técnica autorizada TAC) acompanharam todo o rali, um deles seguindo o mesmo percurso das provas, que começou em Goiânia (GO) no dia 10 de agosto e terminou a Fortaleza (CE) no dia 20, e outro fazendo tomadas das largadas e das chegadas de todas as etapas. No total, foram 4.486 quilômetros percorridos pelo interior do País, cruzando seis estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - de quatro regiões.

Um dos principais nomes do off-road nacional, o experiente piloto cearense Riamburgo Ximenes testou e aprovou um Stark momentos depois da chegada do Rally dos Sertões 2010, que terminou no dia 20 em Fortaleza (CE). Depois de percorrer 4.486 quilômetros ao longo de dez dias, ele teve fôlego para pilotar o jipe em uma situação real. O test-drive foi realizado em um percurso de dunas, cascalho e curvas sinuosas fora de estrada.

Dono de um currículo invejável, Riamburgo tem 25 anos de carreira e já entrou para a história do Rally Cross Country Brasileiro. Ele acumula 14 participações no Rally dos Sertões, tendo se sagrado campeão por quatro vezes em diferentes categorias (geral, production, superproduction e protótipos).

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Boa pedida: 5ª etapa do Carioca Off-Road Itaipava


Nesta última semana, a Pro Rally Rio fechou parceria com o distrito de Itaipava, em Petrópolis, RJ, e levará o circo do Carioca para este charmoso local da região serrana do Rio

O distrito de Itaipava, Petrópolis, RJ, receberá nos dias 10 e 11 de setembro, a 5ª etapa do Campeonato Carioca Off-Road. A prova, inicialmente prevista para Teresópolis, RJ, foi alterada por motivos técnicos, o que para os competidores será uma excelente mudança, pois a região possui trilhas e locais excepcionais para a prática do esporte.

A Pró Rally Rio - promotora do evento - planilhou um percurso com aproximadamente 100 quilômetros, em duas partes bem distintas. A primeira será com nível de dificuldade leve, percorrendo montanhas com grande oscilação de altitude e poucos laços. Já a segunda metade do roteiro, será em uma fazenda, que proporcionará um rali com mais dinamismo, muitos laços e médias justas.

A competição trará as categorias Graduados, Turismo e Turismo Light, e começa a entrar na fase final da temporada 2010. As inscrições estão abertas no site www.cariocaoffroad.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entendendo o bloqueio de diferencial (Parte IV)


Quando utilizar o bloqueio
Em outros países o uso do blocante é visto como "ecologicamente correto". Apesar de soar estranho, no fundo é bem verdade, já que evita que pneus derrapem e possam cavar mais fundo ainda as trilhas deixadas pelo caminho que, com as chuvas, transforma-se numa erosão. A Mitsubishi, por exemplo, vende, no mercado externo, a Pajero com blocante no diferencial traseiro.

O bloqueio deve ser usado sempre que enfrentar trechos fora de estrada com lama, areia ou pedras, que ofereçam um mínimo de deslizamento e atrito. Seu uso é fundamental quando uma das rodas perde o contato com o solo ou, em atoleiros, quando uma roda patina sem transmitir tração ao solo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Entendendo o bloqueio de diferencial (Parte III)


Tipos de bloqueio
O mercado oferece alguns kits de sistemas blocantes, com acionamento pneumático ou mecânico. Estes kits podem ser instalados no diferencial traseiro, o que é mais comum, ou até mesmo no dianteiro, porém oblocante na dianteira torna ainda mais difícil a realização de manobras e curvas, porque o controle do volante fica muito pesado.

É possível encontrar modelos de blocantes como o importado ARB Air Locker, que funciona através de uma bomba pneumática e é acionado de dentro da cabine. Sua maior vantagem é que, quando desligado, funciona como diferencial normal. Seu acionamento, feito de dentro do carro, através de ar comprimido, desloca o acoplamento e estabele uma ligação entre a caixa das satélites e uma das planetárias, anulando o funcionamento do diferencial

Outro tipo de bloqueio é o Detroit Locker, cujo funcionamento se baseia em desengatar automáticamente o semi-eixo que estiver girando mais rápido que a coroa. Este modelo mantém o diferencial sempre bloqueado. Em uma curva, em piso com aderência plena, o sistema desacopla a roda externa transmitindo o torque para a roda interna. Pode-se ouvir um 'claque' vindo do diferencial, o que é normal.

Por último existe o diferencial de deslizamento limitado que, quando uma roda patina, bloqueia parcialmente o diferencial, algo em torno de 70%, transmitindo torque para a outra roda. Pode ser encontrado nas picapes Ranger 4x2, F-100, F-1000 e em alguns modelos importados. O uso constante provoca um desgaste acelerado e a porcentagem de bloqueio tende a diminuir. Com o tempo, o bloqueio perde sua função e pode quebrar dentro da caixa do diferencial provocando prejuízos maiores.