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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Faróis Off Road


Quando a noite cai na selva, muito longe das luzes da cidade e iluminação das estradas, você agredecerá pelas luzes que vem do seu próprio carro. A maioria dos veículos 4 x 4 já saem da fábrica com algum tipo de iluminação off-road. Por exemplo, faróis de neblina – lâmpadas de alta eficiência e capazes de produzir um feixe baixo e bem grande – já vêm de fábrica em muitos desses veículos. Os faróis esportivos dos ATVs também já vêm de fábrica. Eles possuem um sistema de três feixes que permite aos motoristas usar ao mesmo tempo os faróis baixo e alto ou simplesmente desligá-los.
A maioria dos motoristas, porém, opta por complementar a iluminação dos seus veículos off-road com faróis auxiliares. Aqui vão alguns aspectos que devem ser considerados:

- circular x retangular: os faróis para off-round vêm em formatos e tamanhos circulares ou retangulares. Os circulares têm entre 13 e 23 centímetros de diâmaetro enquanto que os retangulares medem entre 13 e 18 centímetros. Muitos motoristas equipam seus veículos com os dois tipos de faróis.

- lanternas: os faróis para off-road precisam ser suficientemente duráveis para agüentar os solavancos. Procure por lanternas resistentes e lentes de policarbonato à prova de estilhaçamento. Alguns fabricantes oferecem ainda uma malha de cobre para proteger a lâmpada.

- eficiência: aqui há duas coisas a se considerar: a forma das lentes e a tecnologia bulbo. Muitos entusiastas de off-road preferem os faróis circulares porque eles têm lentes parabólicas com filamentos localizados no ponto focal. Esse design gera mais eficiência do que as lentes quadradas ou retangulares. As lâmpadas xenon bulbo também aumentam a eficiência dos faróis. Além disso, a luz produzida é mais clara e mais parecida com a luz solar.

- padrões de feixe: muitas lâmpadas estão disponíveis para diversos tipos de condução, como em caso de neblina, por exemplo (o que as diferencia é o tipo de feixe produzido). Os faróis de neblina lançam feixes baixos e amplos e que não se extendem muito além da frente do carro. Já os faróis para uso contínuo produzem feixes que alcançam uma distância muito maior. Outros produzem feixes em forma de lápis que podem atingir 762 metros. E muitos outros ainda podem ter seus padrões de feixe ajustados para determinada ocasião.

Lâmpadas HID

No meio off-road, as lâmpadas HID estão cada vez mais populares. O nome HID significa “descarga de alta intensidade” (high-intensity discharge, em inglês) e refere-se a um transformador de alta voltagem que envia uma tensão extremamente alta aos eletrodos localizados no interior do bulbo. A mistura do gás xenônio, mercúrio e halogenetos de metal resultam em uma luz mais branca e brilhante do que a gerada por uma lâmpada normal. Cheque os faróis antes de adicioná-las ao seu veículo. Em algumas estradas regulares isso pode ser considerado ilegal.

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