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quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como atravessar terrenos de areia (Parte II)


Procure ver sempre mais adiante na trilha, já que você irá encontrar rapidamente mudanças de terreno como um aclive mais acentuado ou o final brusco de uma duna, onde será exigida mais aceleração, ou o alívio do pé no acelerador, respectivamente.

Se atolar, tente primeiro mover o veículo com uma arrancada suave, se precisar dê uma ligeira marcha à ré e em seguida engate uma segunda reduzida. Faça isso com destreza, até criar um suave balanço ou “momentum” como é mais conhecido, que embalará o veículo por cima da areia fofa iniciando o movimento para sair do buraco. Quando sentir que pode sair, use a segunda marcha e siga adiante.

Por outro lado, se você encalhar não há porque se sentir derrotado já que todos, sem exceção, até mesmo os pilotos do Paris-Dakar encalham, mais cedo ou mais tarde, em trechos de areia fofa. Alivie o peso do veículo e comece a cavar em frente ou atrás de todas as rodas, dependendo que direção você decidiu tomar - se adiante ou de ré.

Saiba, entretanto, que sair de ré será mais fácil. Retire a areia que está travando diferenciais e chassi. Faça uma rampa suave para que os pneus iniciem o deslocamento.

Se tiver água em abundância por perto, como na praia, por exemplo, molhe a areia logo à frente ou atrás das rodas, de acordo com a direção que você decidiu seguir, que isso irá compactá-la e facilitará a operação. Só tome cuidado para que a água salgada não entre em contato com as partes mecânicas e com a carroceria.

Feito tudo isso é hora de dar a partida no motor e engatar a segunda marcha reduzida. Para veículos automáticos coloque a alavanca em 2. Acelere suavemente e as pessoas que puderem ajudar, devem empurrar o veículo sem balançá-lo para os lados, sob o risco de fazer os pneus cavarem a areia, afundando o veículo novamente. Se conseguir sair não pare até encontrar terreno firme, do contrário é hora de começar tudo de novo.

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