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Se os pneus são extremamente importantes em um simples passeio, imagine em meio a uma trilha. Por isso, ao se praticar algum esporte off-road ou enfrentar uma trilha, a atenção à escolha dos pneus deve ser redobrada – os especialistas dizem que a escolha do pneu interfere em 40% no desempenho do carro nessas ocasiões.
Para aventuras em meio à lama, o ideal são os pneus com sulcos profundos, com grande poder de auto-limpeza. Os sulcos profundos têm a finalidade de remover o maior volume possível de lama do caminho; se isso não acontecer, a tração acaba e logo o carro pára. Pneus mais estreitos e altos também são mais indicados para este piso, pois irá cavar mais a lama até ganhar tração, vencendo os atoleiros.
Para trilhas na areia, onde as condições de tração são mais precárias, os melhores pneus são os largos e lisos, com boa flutuação. Desta forma, se obtém uma maior base de contacto com o solo, aconselhado para não cavar buracos no percurso e não atolar.
Já para terrenos com muitas pedras, a maior preocupação são as derrapagens e os cortes no pneu. Portanto, o pneu deve ser resistente nas laterais e na banda de rodagem. A resistência das laterais é garantida por pneus com bom número de lonas (8 ou 10), e pneus com construção reforçada nos flancos. Como a tração fica muito prejudicada neste piso, a melhor opção são pneus com desenho médio e também mais largos.
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