Contador de Visitas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A procura de um pneu?


Pedras, asfalto, buracos, areia, lama. Para enfrentar qualquer tipo de terreno, um dos requisitos mais importantes é o pneu. Afinal, eles são o único contato do carro com a estrada, e não adianta ter um carro 4X4 todo equipado ou um motor forte se os pneus estão desgastados, murchos, ou simplesmente não são adequados ao ambiente.
Existem três tipos básicos de pneus fora-de-estrada: diagonal, diagonal/cintado e radial. O pneu diagonal é fabricado com várias lonas de nylon e um par de talão, e normalmente estes pneus possuem cintas amortecedoras de nylon.
O pneu diagonal, por ser mais flexível, dura menos, sendo mais resistente a impactos e cortes. Para se resolver este problema, foi desenvolvido o pneu diagonal/cintado, que possui uma carcaça de lonas de nylon, com cintas que possuem cabos de aço de baixa angulação, que enrijecem a área da banda de rodagem para reduzir torções e proporcionar maior resistência a cortes, danos e impactos.
Já o pneu radial possui uma lona de aço de talão a talão e os cabos da lona de aço, correm de talão a talão no sentido do raio da circunferência, e cintas de aço, que enrijecem a carcaça, dando estabilidade às manobras, e fazendo com que os costados flexionem adequadamente.
A construção radial confere ao pneu maior rigidez e conseqüentemente maior durabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário