Contador de Visitas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como passar por declives radicais


Em uma descida íngreme, você deverá procurar algum ponto que sirva de apoio para os pneus como, por exemplo, uma vala ou até mesmo um facão pequeno que possa guiá-los morro abaixo.
Mas se não encontrar nada, é hora de cavar! Faça duas canaletas que possam guiar os pneus, pois isto ajudará o veículo a manter-se na direção desejada. Para esta manobra você vai usar as marchas reduzidas e o freio-motor, desta forma usará menos o sistema de freio e garantirá mais controle da direção.
Mas a escolha de uma marcha extremamente reduzida pode provocar outro problema, que é o travamento das rodas,fazendo o veículo deslizar. Então, escolha a marcha que proporciona tração e controle como a primeira ou segunda, e em certos casos até a terceira reduzida. Posicione o veículo em linha reta com a descida e alinhe o volante.
Comece a descer e fique atento para o comportamento do veículo. Se começar a sair de lado, é sinal de que precisa de um pouco mais de velocidade.
Então acelere com pulsadas rápidas para recuperar o controle da direção. Se pisar no freio a coisa vai complicar, pois você poderá travar as rodas de trás, que poderão estar com pouco atrito, e elas vão escorregar forçando o veículo a atravessar de lado no trecho, podendo inclusive se inclinar perigosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário